Texto original de Quick and Dirty Tips
Tradução livre de autoria do blog

0002301747SS-849x565

Dizer ‘não’ é difícil. Mas, o ‘não’ é o outro lado do sim. Você precisa dizer sim para o que você quer em sua vida e isso significa dizer não para o que você não quer. É brutal. Mas, é necessário.

Às vezes ficamos frustrados por dizer sim para alguém enquanto a vontade real era de dizer não. Nos ressentimos por acabar dizendo sim em primeiro lugar. O ‘não’ é difícil! Porém, existem algumas estratégias que podem nos ajudar a superar essa barreira.

1 Diga SIM a si mesmo

0002301655SS-849x565

Quando você quer dizer ‘não’, é porque tem um compromisso com o qual se preocupa mais competindo com a sua vontade de aceitar. É preciso dizer não quando seu chefe lhe pede para trabalhar no fim de semana porque você tem algo importante para fazer com a família ou amigos. O ‘não’ para o trabalho é ‘sim’ para o lazer em família.

Encontrar o seu ‘sim’ é um primeiro passo importante para conseguir dizer ‘não’. Ele conecta você com o que está realmente dirigindo seu ‘eu’ lá no fundo. Depois dessa conexão, você saberá o porquê de estar dizendo ‘não’ e lhe dará um forte senso de determinação.

2 Diga NÃO aos outros

0002301724SS-849x565

Encontrando seu sim, você estará pronto para dizer não aos outros. Mas, primeiro, construa a sua base de poder. Pense sobre as motivações da outra pessoa. O que ele(a) quer da situação. Você deve ceder a isso ou não?

Você também deve rever o seu próprio plano B, para que não seja pego por armadilhas emocionais e nem se desespere a dizer ‘sim’ sem pensar. E, para isso, você também precisa saber se a outra pessoa pode forçá-lo a concordar com aquilo que ela deseja.

Se você for dizer não ao seu chefe sobre fins de semana de trabalho, ele(a) pode gritar com você de uma forma que possa ser considerada uma agressão verbal. Ele(a) também pode demiti-lo. E essas são todas possibilidades reais.

Antes de se comprometer, pergunte-se: A par de todas as possibilidades, ainda quero dizer não? Tenho o poder de dizer não? E o direito de dizer não? Afinal de contas, se você assinou um contrato dizendo que iria trabalhar aos finais de semana, não pode ter o direito de recusar agora.

Em seguida, diga ‘não’, em um tom simples e neutro.

3 Diga SIM aos outros

0002301816SS-849x565

 

Claro que você não quer inimizades. E, assim como você está tomando uma posição que pode ter consequências emocionais com o seu ‘não’, fazer uma oferta de um futuro ‘sim’ poderá preservar a relação com as pessoas. Você pode alterar o tempo, oferecer novas alternativas ou mesmo propor algo condicional que seja vantajoso a ambas as partes.

O importante é saber e ter consciência daquilo que quer e evitar a autossabotagem deixando suas próprias vontades de lado a fim de realizar a dos outros.

Trabalho menos, fazer mais por si e tenha uma grande vida!

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: