Pensando em lhe incentivar a dar mais sabor, literalmente, à vida e aos alimentos, resolvemos falar de um tempero bem peculiar. Conhece o chimichurri?!

Tatiane Lima - Direitos Reservados

O chimichurri (pronuncia-se como se escreve mesmo – “ximixurri”) é um tempero delicioso, muito tradicional nas terras dos nossos hermanos queridos só que não, os argentinos, e é também muito utilizado no Uruguai. Ouso dizer que é a segunda melhor iguaria argentina, depois (claro!) do alfajor.

Para nós, brasileiros, trata-se de uma mistura de temperos desidratados, como um vinagrete. É composto por alho, cebola, tomate, orégano, tomilho, coentro, pimentão, louro, pimenta de cheiro moída e mostarda em pó.

Sua utilização é bem ampla, serve para temperar carnes vermelhas e brancas, saladas, pode ser base para molhos, pestos, incrementar o arroz, sopas, cremes etc. Eu utilizo para quase tudo: no peixe, no frango, no bife, na couve refogada e até para temperar ricota (fica divino!).

Tatiane Lima - Direitos Reservados

Já na Argentina e no Uruguai, o consumo mais comum é em forma de molho para churrasco, à base de vinagre, suco de limão ou azeite. Tem esse nome esquisito porque é originário da palavra basca tximitxurri, que significa mistura.

Ele é encontrado em três versões diferentes: sem pimenta, com pimenta (e arde mesmo!) e com toque de limão – esse mais indicado para carnes brancas e molhos de salada. É um tempero muito versátil e de excelente custo benefício: 100 gramas (que tempera tranquilamente cerca de 4 quilos de carne) custa em média R$ 2,00.

Geralmente, o chimichurri é livre de sal, então pode ser usado à vontade. Porém, caso compre na versão industrializada, vale dar uma conferida nos ingredientes da embalagem para evitar qualquer resultado indesejado.

Onde encontrar

Quem mora em grandes centros pode ter um pouco de dificuldade em encontrar o chimichurri nas redes de supermercados, como o Extra, por exemplo. Em experiência própria, só achei naquelas embalagens que imitam tubo de ensaio e custavam por volta de R$ 12! Estamos em busca de sabor e não de falência, né?! Por isso, sugerimos procurar em empórios, lojas de produtos naturais, em comércios específicos de temperos ou na feira livre, a granel.

Se você é de São João del-Rei (MG), encontra facilmente no Empório Vicentini, no Mercado Municipal e na Boutique das Ervas, ambos no Centro da cidade. A variação do preço é quase zero e nos dois lugares a qualidade do produto é ótima.

Curiosidade da Wikipedia

Uma explicação para o nome deste molho está ligada ao nome de um irlandês chamado Jimmy McCurry, que teria se oferecido para preparar este molho; como o nome dele era difícil de pronunciar para os argentinos, eles passaram a chamá-lo de “chimichurri”.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: